terça-feira, 7 de maio de 2013

QUIMICA - resumo



A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria.
A aquisição do conhecimento científico em todas as ciências ocorre por meio de um procedimento sistemático e lógico, conhecido por método científico, brevemente descrito a seguir: os registros das observações são os dados, e estes são algumas vezes generalizados em leis. As propostas de explicação das observações são as teorias ou, quando tentativas, hipóteses. A importância das teorias e hipóteses reside na capacidade de previsão de novos comportamentos. Tais previsões sugerem novos experimentos, que fornecem novos dados, conduzindo a novas teorias e assim por diante.
A matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. A massa é uma medida direta da quantidade de matéria do objeto. Tanto a inércia (resistência a modificação ao estado de movimento) quanto o peso (força de atração gravitacional da Terra) de um objeto são determinados pela sua massa. A massa de um objeto independe do local onde é medida. O peso, contudo, depende do local e, portanto, seu uso é limitado.
Um exemplo de matéria pode ser uma substância pura, ou uma mistura. Os três estados da matéria são: sólido, líquido e gás. Uma substância pura pode ser um elemento, substância simples e fundamental que não pode ser decomposta em outras, ou um composto, substância constituída por dois ou mais elementos combinados por uma razão definida em massa. Os elementos são representados por abreviações denominadas símbolos químicos, e os compostos, por fórmulas químicas.
Uma fase é uma região fisicamente distinta com um conjunto de propriedades uniformes. Um sistema (porção de matéria) que apresenta uma única fase é chamado homogêneo; e com duas ou mais fases, heterogêneo. A mistura homogênea é denominada solução.
A matéria pode sofrer transformações físicas e químicas. As transformações físicas são aquelas que não modificam a identidade das substâncias. Nas transformações químicas, entretanto, pelo menos uma substância, o reagente, é transformado em uma nova substância, o produto. Duas das leis das transformações químicas são a lei da conservação das massas (a soma das massas dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes), e a lei da composição definida (cada composto tem sua característica própria e composição em massa definida).
Energia é a capacidade de realizar trabalho. Há muitas formas de energia, entre as quais podemos citar a energia mecânica, que pode ser cinética (energia de movimento) ou potencial (energia de posição). A lei da conservação de energia estabelece que a energia pode ser transformada em diferentes formas, mas a energia total é conservada em qualquer transformação. Calor é a forma de energia que é transferida de um objeto mais quente para um mais frio. O calor absorvido por um objeto pode aumentar a sua temperatura, ou causar uma mudança de estado, tal como a fusão ou a ebulição. A temperatura de uma substância é a medida da energia cinética média das partículas constituintes da substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário